Escritório de contabilidade digital online

O que é a contabilidade?

A contabilidade é o processo de registo, análise e interpretação das atividades económicas e financeiras de uma entidade. A contabilidade abrange o processo de acompanhar e documentar transações económicas e financeiras como proveitos, gastos, ativos e passivos, de forma a fornecer informações rigorosas e úteis para a tomada de decisões de gestão e para a elaboração de relatórios económico-financeiros. A contabilidade também é responsável por garantir o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias da empresa.

O que é a contabilidade digital?

A contabilidade digital, ou contabilidade de base digital é um modelo de contabilidade que utiliza tecnologia para otimizar processos e automatizar tarefas, tornando o trabalho mais rápido, eficiente e seguro.

A contabilidade digital permite que as empresas tenham acesso a informações financeiras em tempo real, além de facilitar a comunicação entre o contabilista e o cliente. Com a contabilidade digital, é possível reduzir custos, minimizar erros e aumentar a produtividade, contribuindo para o crescimento do negócio.

A contabilidade digital é uma abordagem moderna e tecnologicamente avançada da contabilidade das empresas, que envolve o uso de ferramentas digitais, software especializado e plataformas online para automatizar e simplificar os processos contabilísticos, como registo de transações, reconciliação de contas, cálculo de impostos e elaboração de relatórios financeiros.

Essa abordagem pretende aproveitar a tecnologia para melhorar a eficiência, precisão e custo da contabilidade. Com isto podemos reduzir a carga de trabalho manual, minimizar erros e proporcionar informações financeiras mais rápidas que são essenciais para a tomada de decisões informadas. A contabilidade digital normalmente também se foca na desmaterialização dos documentos e na eficiência dos fluxos de trabalho, permitindo que os profissionais envolvidos se concentrem em análises mais complexas e estratégicas.

Em resumo, a contabilidade digital representa uma evolução na forma como as empresas lidam com a sua informação económico-financeira e com os dados contabilísticos, oferecendo maior eficiência e insights valiosos.

Contabilidade digital e ambiente

Com a contabilidade de base digital, criamos as condições para a redução do consumo de papel, energia e de químicos utilizados na impressão. Através de ferramentas que privilegiam a troca de informação em suporte digital, conseguimos a redução ou abolição da necessidade de impressão, privilegiando o registo e o arquivo digitais. Com a redução ou supressão dos documentos físicos e disponibilizando um atendimento eficiente à distância, contribuímos também para a diminuição do consumo de combustíveis fósseis e outras fontes de energia, resultante tanto da diminuição da necessidade do transporte de documentos físicos, bem como da deslocação de pessoas.

Como é que funciona na prática a contabilidade digital?

Existem vários níveis de digitalização do processo contabilístico, que resultam do conjunto de ferramentas utilizadas em cada caso. De modo geral as ferramentas que utilizamos dividem-se em três grupos:

– No grupo 1 encontram-se as ferramentas que usamos sempre e que nos permitem alertar o cliente das eventuais faltas de documentos no registo contabilístico e assim prevenir prejuízos para a entidade resultantes de menores gastos registados do que os efetivamente incorridos e/ou maior imposto do que o efetivamente devido.

– No grupo 2 estão as ferramentas relacionadas com a desmaterialização do circuito documental, do registo contabilístico, o acesso remoto a documentos e mapas e o arquivo digital certificado.

– Finalmente no grupo 3 estão as várias integrações possíveis através de uma API existente, nomeadamente a possibilidade de integrar as encomendas de uma loja online ou a possibilidade de integrar os dados de faturação gerados por software de faturação externo.